Nos últimos anos, o desenvolvimento da tecnologia agrícola com destaque para as novidades do setor de sementes, permite estender o cultivo de praticamente todas as hortaliças ao longo do ano independente da estação climática. Este fato minimiza a sazonalidade da oferta das olerícolas no mercado, mas não é suficiente para conter as grandes variações nas cotações durante o ano, estimulando os produtores a cultivar espécies fora de sua época normal. Estes cultivos são mais custosos devido a maior necessidade de investimentos e também de maior risco, pois o clima adverso pode comprometer toda a produção.
No caso de uma horta não comercial, o interessante é respeitar as épocas ideais de plantio, propiciando à planta as condições climáticas favoráveis para seu desenvolvimento e produção.
Consulte aqui a época ideal para o cultivo das principais hortaliças:
Variedades de plantio em local definitivo>:
Veja a tabela: clique aqui.
Variedades que necessitam de transplante:
Veja a tabela: clique aqui.
O procedimento para se coletar amostras de solo deve ser bem executado, pois esta amostra deverá ser a mais representativa do terreno. Isto porque toda a recomendação de calagem e adubação é calculada através do resultado da amostra . Se a coleta não for bem feita, o resultado analítico não indicará as reais necessidades de calagem e adubação do solo.
Como realizar a coleta de amostra de solo
Local de Coleta: A amostra deve ser realizada em toda área a ser cultivada, evitando a coleta do solo próximo a formigueiros, estradas e esterqueiras;
Divisão da área: Divida o terreno em glebas de no máximo 10 hectares, considerando nesta divisão o perfil da terra, ou seja, cor do solo, topografia, nível de fertilidade; isto para que sua gleba seja a mais uniforme possível;
Coleta de amostra: Em cada gleba, selecione de 10 a 20 pontos distintos para se fazer a coleta do solo, que deve ocorrer na camada de solo compreendida de 0 a 20 cm de profundidade. As amostras devem ser colocadas em recipientes plásticos (balde), do qual será retirado uma amostra para ser encaminhada para o laboratório;
Amostra para Laboratório: A quantidade de material deve ser suficiente para permitir a realização de todas as análises solicitadas, aproximadamente 300g por amostra.
Envio ao laboratório
Após as amostras devidamente embaladas, estas deverão ser etiquetadas com o nome do proprietário, nome da propriedade, profundidade em que foi coletada , gleba e cultura a ser praticada na área, juntamente com o endereço eletrônico da COMPANHIA DA TERRA (companhiadaterra@terra.com.br) para o envio do laudo técnico diretamente para que nossos agrônomos realizem a interpretação do resultado.
Esta amostra deverá ser enviada diretamente para o laboratório de sua preferência juntamente com o comprovante de depósito bancário.
Nós da Companhia da Terra temos como parceiro o IBRA (Rua Alberto Bosco 559 Campinas SP CEP 13068-627 Banco Bradesco AG 2450-3 Conta Corrente 2412-0). Além do envio do laudo para o endereço eletrônico, o IBRA enviará também para o seu endereço de correspondência o mesmo laudo em papel timbrado.Com as informações do resultado da analise de solo o requerente deve-se encaminhar a Companhia da Terra par que seja feita a recomendação de adubação e calagem.